Ficou assim...




A oposição, nomeadamente o PS, perdeu uma oportunidade de "ouro" para ser "alternativa de poder" e porquê?


Porque não apresentou uma mensagem clara de mudança e esperança, a mensagem era "A Madeira faliu" quando, em meu entender, devia ser "Este sistema de governação faliu". Ora, ao deixar a mensagem de que "A Madeira faliu" Maximiano Martins fez ressurgir sobre os madeirenses muitos "fantasmas regionalistas" e, logo ai, perdeu algum do "seu" eleitorado. Para o ajudar, ainda mais, a afundar-se veio António José Seguro à Madeira fazer um discurso patético a fazer lembrar, imagine-se, o Prof. Oliveira Salazar com "nós cá (Continente) e eles lá (Madeira)", foi a estocada final e mortal no PS (Madeira) e, meus amigos, com ajudas destas ...estamos conversados!

Quanto ao CDS-PP foi buscar muito eleitorado ao PSD, mas também, ao PS e elevou-se a uma "verdadeira alternativa de poder", com consistência na mensagem e com pessoas de valor.

Para PTP e PND, foi a vitória da demagogia e do populismo e, também, do fraco espírito politico que compõem uma franja do eleitorado madeirense, e por aqui me fico quanto a estes dois partidos.

Lamento a perda dos deputados da CDU e do BE (um cada qual) em detrimento do PAN e do MPT e, pior ainda, do PTP e do PND. Na verdade, deputados de partidos com a CDU e BE fazem falta ao parlamento regional porque levantam questões importantes e, acima de tudo, tem limites à demagogia a utilizar.

Por fim, o PSD foi o vencedor da noite e porquê?

Porque venceu com maioria absoluta e não terá de se coligar com ninguém (o CDS já havia avançado que não formaria governo com o PSD desde que esse mesmo governo fosse liderado por AJJ) e porque terá sido esta a última vitória de AJJ e, estou seguro, a meio do mandato irá "passar o testemunho" ao sucessor, quem será? - a pergunta fica no ar.

Eu tenho um palpite e arrisco a avançar dois nomes:


  • Manuel António Correia (Secretário Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais)
  • Miguel Albuquerque (Presidente da Câmara Municipal do Funchal)










Comentários

  1. Ricardo,
    Ao ver Miguel Albuquerque no Telejornal, ontem, já percebi quem vai suceder a João Jardim.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Dixit...

Mensagens populares deste blogue

Boas Festas...