Eu e os mais velhos...




Desde miúdo, mesmo muito miúdo, sempre nutri um fascínio pelas pessoas mais velhas (em idade) do que eu. Perguntem-me o porquê dessa devoção e eu responderei com um «Estamos sempre a aprender com quem já viveu mais tempo que nós!». 

Desde tenra idade, sempre discuti politica e outros temas, em casa com os meus pais e os seus amigos, e aprendi muito escutando o que tinham para me dizer. Tenho a sensação que, hoje em dia, os tempos mudaram e os interesses são outros, bem mais fúteis e desinteressantes. Deparo-me, por vezes, com gente completamente destituída de espírito critico e "sem tempo para escutar os outros", pessoas que não sabem o que andam por este mundo a fazer.

Aprendemos tanto com os outros, especialmente, com aqueles que têm mais experiência que nós é uma especie de "rebuçado" que nos dão, e que nos torna, se quisermos, a vida mais doce, mais rica.

Como tal quero aqui prestar homenagem a todos aqueles, meus amigos ou não, que tendo mais que 40 anos (a minha idade biológica, a mental não estou tão seguro)  contribuem todos os dias para que eu seja um melhor e mais rico ser humano.

Comentários

  1. RSM tal como tu adoro conversar com pessoas mais velhas, desde que comecei a falar, e também acho que as pessoas, hoje, são muito fúteis. A blogsfera não só serve para eu poder transmitir as minhas ideias como ainda para aprofundar os meus conhecimentos. Aqui consigo ter conversas que no meu dia a dia são impossíveis. Tenho o azar de lidar diariamente com pessoas que vivem da vida alheia e com quem não se podem ter conversas profundas já que só lhes interessa cortar na casaca de alguém. Nasci em Moçambique é o maior choque que levei quando aqui cheguei foi precisamente a mentalidade retrograda. Aqui consegui encontrei o que me fazia falta. Há gente de muito valor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Cara Brown Eyes,

    obrigado pela sua visita e já sabe que a porta está sempre aberta a quem vem por bem.

    Quanto à mesquinhez e tacanhez do povo português é algo que nos persegue desde os tempos de D.Afonso Henriques e duvido que mude tão cedo.

    Tenho esperança que estejamos (eu e a minha mulher) 3 raparigas que, com muitos outros que por aqui nascem, possam fazer a diferença de mentalidades e um up-grade positivo para um Portugal melhor.

    Beijinho e volte sempre!

    ResponderEliminar
  3. Caro confrade Ricardo!
    Antes de tecer considerações a respeito da reflexiva publicação que você nos brindou, agradeço sua deferência em embarcar no meu vagão do Expresso do Oriente e mais ainda deixar registro do embarque!!!! Volte sempre!!!
    Quanto a reflexiva publicação estamos na mesma sintonia, mas como já completei no ano em curso 58 anos fico desolado quando entes queridos, amigos ou então pessoas renomadas, que eram vigorosos cidadãos plenos e referência para minha insulsa existência, no tempo que eu era pequenino ou jovem, deixam de existir... Este é um dos motivos que cultuo sobremaneira a memória, porque até a minha existência cessar eles estarão na minha memória e serão lembrados com muito carinho sempre!!!!!
    Aproveito o ensejo para desejar-lhe um ótimo final de semana repleto de fatos auspiciosos!!!!!
    Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    PS - No dia 3 de setembro do ano findo publiquei, no meu vagão do Expresso do Oriente, belíssimas e preciosíssimas fotografias antigas da Ilha da Madeira e um pequeno texto onde indago sobre objetos que vi em algumas das fotografias... Tenho certeza que você saberá responder as minhas indagações!!!

    ResponderEliminar
  4. Caro Professor, como está?

    Já vou a caminho do Expresso do Oriente e com o calor que por aqui está (32ºc) vou chegar suado! :DDD

    Abraço e até já!

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo,
    Partilho esse seu gosto de escutar os mais experientes...
    Eu, cada vez menos, tenho paciência para escutar/manter conversas de chacha. Deve ser da idade...
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  6. Caro Fernando,

    é isso mesmo não há paciência para a conversa da treta!

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  7. Caro Ricardo, parabéns pelo post!

    E, cá pra nós, como eu tenho idade suficiente para ser sua mãe, senti-me homenageada também.
    ;-)

    Obrigadíssima pelo carinho e pela amizade.

    Desejo a você e aos seus, um lindo e feliz final de semana.

    Grande abraço,

    Cid@

    ResponderEliminar
  8. Querida Cida,

    é claro que está incluída nesta lista!

    Beijinho e bom final de semana para si e restante família.

    ResponderEliminar
  9. Outro que tinha comentado.
    Respeito pelos mais velhos no Oriente e que se vai perdendo noutras sociedades.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Dixit...

Mensagens populares deste blogue

Boas Festas...