Eles não são tontos...


Gostava de ter escrito este texto mas, infelizmente, o jornalista da TVI 24, nascido em Portugal Continental de seu nome Filipe Mendonça escreveu ontem pela noite, intitula-se "Eles não são tontos" e vale a pena ler para perceber os resultados de eleitorais na Madeira...


«Gostava que a Madeira tivesse virado a página. Não virou. Mas compreendo a decisão dos madeirenses. Se vivesse num canto perdido da Calheta ou de São Vicente, talvez estivesse eternamente grato ao homem que me ligou ao mundo, que me mostrou que o Funchal, afinal, é já ali, e que plantou um centro de saúde à minha porta. Talvez. Gostava que a Madeira tivesse virado a página. Mas percebo a escolha dos madeirenses. Se vivesse perdido numa esquina da Ribeira Brava, talvez estivesse eternamente grato ao homem que ergueu a escola para o meu mais novo, ali mesmo ao lado da rotunda - a dois passos cá de casa - e avançou com o subsídio para o mais velho poder estudar em Lisboa, na universidade. Talvez. Jardim ganha porque oprime, gritam os adversários. Jardim ganha porque torna possível, responde o povo. A opressão, para quem não tem pão, é outra coisa. Jardim sabe disso. A história está cheia de homens como ele, mas faltam homens com obra assim.

A gratidão esquece a opressão, seja lá o que isso for para gente que há 35 anos vivia na segunda região mais pobre do país, e que hoje levanta a cabeça para falar do segundo canto mais rico de Portugal. É a dívida, gritam os cubanos. A dívida na Madeira está na vida das pessoas, como aqui está nos nossos bolsos. Com uma diferença: a dívida na Madeira tornou possível. E paga-se, aqui ou lá. Está na hora de deixar de olhar para os madeirenses como um bando de iletrados, "semi-tontos", brincou a Helena Matos. Atenção aos resultados desta noite.

 Jardim ganha, mas tem o pior resultado de sempre. Governa sozinho, mas enfrente a maior oposição da história. O PS, fabricante da dívida de todos, tem um castigo exemplar. E a esquerda? Desaparece (ou quase) do Parlamento Regional e descansa no discurso de Jardim. "Face a este capitalismo selvagem impõe-se o intervencionismo disciplinador do Estado nos meios financeiros". Bloco e CDU? Para quê? Olhem para os concelhos mais pobres da Madeira e vejam os resultados do PSD. Esmagadores. Os madeirenses são tudo menos "semi-tontos". E em relação à falta de saúde democrática do "regime", outro rasgo de ironia: dos nove partidos concorrentes a estas eleições, oito conseguiram votos suficientes para terem representação parlamentar. Até o partido dos animais (PAN). E nós, aqui no canto iluminado do continente, do alto da nossa intelectualidade, mais não temos conseguido do que meter os cinco de sempre em São Bento.

Gostava que a Madeira tivesse virado a página. Não virou. Escreveu outra. Porque os madeirenses são assim. »


Assino por baixo!!!

Comentários

  1. Não me vou meter em política daí, mas que o texto está muito bem escrito, isso está! :)

    Amigo, obrigada pelo carinho.
    Te desejo uma belíssima e feliz semana junto aos seus.

    Um abraço do tamanho do...(você sabe)
    :))

    Cid@

    ResponderEliminar
  2. Também gostaria de ter assinado esse texto. A demagogia levou, desta vez, uma lição das grandes. Infelismente, os "iluminados" arrogantes - que sabem sempre tudo - nunca conseguem aprender coisas simples.É a vida...

    abraço,

    ResponderEliminar
  3. Uma ode aos madeirenses.

    ResponderEliminar
  4. Olá Ricardo.
    Se os Madeirenses decidiram assim está decidido.
    Felizmente vivemos num País livre.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Talvez este seja o seu último mandato, quem sabe...

    ResponderEliminar
  6. Ricardo,
    Ainda antes das eleições, no perído de maior alarido por causa do buraco nas contas da Madeira, alguém me perguntava porque é que os madeirenses ainda gostavam do João Jardim.
    Expliquei e mantenho - porque, ao contrário de uma cambada de vigaristas, que se encheram de dinheiro, deixaram dívidas para outros pagarem e se piraram, ele deixa ali obra feita.
    Gasta muito dinheiro e recorre a processos menos transparentes?
    Pois, mas é em benefício de todos.
    Não é em benefício próprio.
    E as pessoas toleram isso.
    Não toleram é pagar os vícios e os débitos de outros.
    Os madeirenses, quando os tomam por tontos, deviam perguntar com o Scolari - "e o burro sou eu??"
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Ricardo.
    Antes de mais , grato pela visita.
    Não quero de modo algum perder alguém que me compreende. Se há pessoas que conhecem AJJ pelos maus e bons lados, eu sou um deles, pois foi meu condiscípulo muito embora um pouco mais novo.
    Não vamos aqui falar de política, pois o meu espaço está interditado a tal, como bem se apercebeu.
    Eu adoro a natureza e afins. Ela deu-me a vida e, em retribuição eu retribuo. Quanto à charrua, foi de facto um achado mas ainda não está completamente restaurada e no lugar que merece. Informo que já tive propostas quase irrecusáveis para aquisição mas, NÃO!!!.
    Visite o meu espaço no Facebook, pois no meu mural terá algumas fotos que um bom madeirense gosta de apreciar, como também no "Espaço do João" .
    Um grande e afectuoso abraço e, tudo de bom para si e os seus.
    Saí da ilha com 20 anos mas, não a desprezo, gostaria de lá voltar mas, nem sempre a vida nos proporciona .

    ResponderEliminar
  8. Amigos,

    obrigado pelos vossos comentários todos eles muito enriquecedores!

    Agora, particularizando, amigo João eu também ando sempre com um pé dentro e outro fora (da ilha) e estamos aqui porque temos filhos pequenos e necessitam do apoio e convivência dos avós, mas chegará o dia em que também rumarei a outras paragens (muito provavelmente, Lisboa onde temos casa para viver).

    Eu, tal como o João, não desprezo a nossa Ilha, como não desprezo o meu Portugal (por muito mau que seja é o meu País), no entanto, confio que um dia o Sol brilhará mais forte sobre os portugueses e, com trabalho, atingiremos o nosso lugar no Eden terrestre (esta foi bonita) :DDD

    Abraço e boa semana!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Dixit...

Mensagens populares deste blogue

Boas Festas...