Boa tarde...


o grande Ennio Morricone e o tema principal, criado por si, do filme "Cinema Paradiso" (um dos filmes da minha vida).

O filme, resumindo, relata a vida de Salvatore Di Vita que é um cineasta bem-sucedido que vive em Roma, que um dia recebe um telefonema de sua mãe avisando que Alfredo está morto. A menção deste nome traz-lhe à lembrança memórias da sua infância e, principalmente, do Cinema Paradiso, para onde Salvatore, então chamado de Totó, fugia sempre que podia, depois que terminava a missa (ele era acólito). 

No começo, ele costumava espreitar as projecções através das cortinas do cinema, que o padre via primeiro para censurar as imagens que possuíam beijos, e fazia companhia a Alfredo, o Projecionista. Foi ali que Totó aprendeu a amar o cinema.


Após um caso de amor frustrado com Elena, a filha do banqueiro da cidade, Totó deixa a cidade e vai para Roma, retornando somente trinta anos depois, por causa da morte de Alfredo. 


No final, o Novo Cinema Paradiso, já abandonado, acaba demolido pela Câmara Municipal para construir um parque de estacionamento. Voltando para Roma Totó assiste a um filme com todas as imagens de beijos que o padre da cidade havia censurado.

Comentários

  1. Ricardo,
    Um dos filmes, e um dos compositores, da minha vida.
    Os Cd's que tenho no carro - uma colectânea de Ennio Morricone; outra de Ella Fitzgerald; outra de Sinatra; outra de Duke Ellington; outra de Nat King Cole; os duetos de Tony Bennet.
    Que tal?

    ResponderEliminar
  2. Que tal, Pedro, eu responder que tirando a questão do cabelo, isto é, eu tenho e você tem pouco, somos...gémeos? :DD

    Abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Dixit...

Mensagens populares deste blogue

Boas Festas...