Mensagens

A mostrar mensagens de outubro, 2015

À mulher de César não basta sê-lo...

À mulher de César não basta sê-lo... “[Este é] o bom princípio geral de uma sociedade que quer ser uma comunidade – comum unidade – com espírito de entreajuda e solidariedade. De outro modo, ninguém estaria disponível para dar um conselho, uma recomendação ou informação a quem quer que fosse. É natural, pois, que um amigo possa e tenha gosto em dar sugestões, conselhos ou informações a outro amigo.” Este espírito altruísta e desprendido de entre-ajuda e de companheirismo é exaltado não pelo Papa Francisco mas, isso sim, pelo Professor Calvão da Silva o maior erro de "casting" do XX Governo Constitucional. Pedrito, embora o governo seja para duas semanas deverias ter mais cuidado nas escolhas que fazes.

A nossa "Guerra das Estrelas"...

Depois de ter indigitado, e bem, Pedro Passos Coelho, Cavaco Silva conseguiu, e mal, dividir ainda mais a sociedade portuguesa. Agiu como se vivêssemos num episódio da "Guerra das Estrelas" e os portugueses estivessem divididos entre guerreiros Jedi, os do Bem, e Sith, os do Mal. Nesse aspecto o PS tanto pode estar de um lado ou de outro, mas para Cavaco, António Costa é Darth Vader. Antes do seu infeliz discurso, o PR talvez devesse ter escutado Yoda: "O medo é o caminho para o lado negro." A estreia da "Guerra das Estrelas" aproxima-se e como fã da "coisa" é inevitável a analogia à actual situação política nacional. Bom resto de semana a todos...

O "nosso" Faroeste...

Há tempos li um livro sobre o faroeste americano e retive que um dos duelos históricos do faroeste aconteceu em 1865 entre "Wild" Bill Hickok e Davis Tutt, resumidamente, os dois tinham sido amigos, mas Bill tinha cortejado a irmã de Tutt e este tinha feito olhinhos à namorada do primeiro. Tutt tentou vingar-se durante um jogo de póquer, ajudando os adversários de Bill a levá-lo à falência durante a partida. O resultado, como não podia deixar de ser, foi um duelo, mas o Tutt teve azar: morreu. O Portugal político actual parece o faroeste...

Não é tempo para experiências...

Há quem considere que as vitórias, como as hegemonias políticas, dão a sensação de que tudo é fácil E que tudo, na política, corre mecanicamente, igual a acender-se ou apagar-se um interruptor. Não é. A crise a que se assiste em Portugal prova isso. O caminho é claro, pelo menos para mim, Cavaco Silva deve convidar Passos Coelho, vencedor das eleições, a formar Governo. Se, por obra dos deuses, o programa não passar no Parlamento, Cavaco deverá pensar numa solução alternativaque, eventualmente, deverá passar por um governo de nomeação presidencial. Entretanto, Jorge Lacão saliva por poder que até mete dó. Bom fim de semana a todos.

A coerência e a bondade da esquerda portuguesa...

Aquilo que o Bloco de Esquerda estende a Costa, isto é, a possibilidade de formar governo, é uma oferta digna de Maga Patalójika: oferece o poder para conseguir chegar ao aparelho de Estado, única forma de crescer organicamente. O capitão Renault, no filme "Casablanca", mostrava a essência do discurso político quando, no café de Rick, exclamava: "Estou chocado, descobri que aqui se joga!" Dizia isto no momento em que o "croupier" lhe dava o dinheiro que tinha ganho a ali jogar. A coerência e a bondade da esquerda portuguesa é algo de comovente.

Cada vez mais próximo da realidade...

Imagem
Avante, Camarada Tandoori Costa...

O "nosso" Borgen...

O Dr. Tandoori Masala Costa após a reunião tida, esta manhã, com a Drª. Catarina Soares Martins informou (com aquele sorriso cretino que o caracteriza) que existem condições para que a "vitória na secretaria" seja uma realidade e a vontade do povo, expressa nas urnas, não seja respeitada (uma espécie de "Caso Mapuata" transferido para a política nacional). Assim, e como nunca fui de leviandades e de atitudes tresloucadas, como muitos que após terem perdido a teta "xuxalistas" a que estavam acostumados, aguardo serenamente para que alguém coloque o Dr. Masala Costa a pensar com a cabeça e não com intimo desejo de ser 1º Ministro a todo o custo, inclusive, a custo do sofrimento do País. Com efeito, é cada vez mais real a possibilidade da ficção (serie dinamarquesa "Borgen") se tornar uma realidade no nosso País, porém, com uma "nuance" aqui os actores e actriz são de 5ª categoria. Boa semana para todos.

Apresento-vos o PEG...

Imagem
Bom fim de semana a todos (incluindo comunas, bloquistas, xuxalistas, centristas, sociais-democratas, panistas, enfim, a toda essa corja que teima em tornar Portugal num país ingovernável).

A Corja...

«Em política, a comunhão de ódios é quase sempre a base das amizades.» Tocqueville Nunca Tocqueville esteve tão certo, estes miseráveis "políticos" de vão de escada preparam-se para perverter a vontade do povo no que diz respeito a quem querem que os governe, porém, o ódio cega e a política de "terra queimada" parece sobrepor-se ao interesse nacional. Um PS à deriva alia-se ao Partido Comunista (travestido de CDU) e aos radicais do Bloco de Esquerda, liderados pela inenarrável Catarina Martins e pelas gémeas Mortágua. Enfim, que porcaria de políticos temos nós, que piruetas fazem para arranjar um poleiro, um favor e se manterem à tona... CORJA!!!

E chamam a isto Outono?

Imagem
(Igreja de São João Evangelista - Funchal) (Promenade do Lido - ao fundo o Oceano Atlântico) (Ao fundo as Ilhas Desertas) (Silhueta da Câmara Municipal do Funchal) (As Ilhas Desertas vistas da minha casa) Meus amigos, o Outono teima em não se anunciar, o Verão teima em não ir embora, enfim, já ninguém suporta este calor/humidade a não ser aqueles que nos visitam e parecem maravilhados com este tempo tropical.

A minha analise aos resultados das Legislativas 2015...

À Joana Amaral Dias (que não tem o corpo da Demi Moore) não lhe basta mostrar sua barriga de grávida, tem de mostrar um pedacinho "assim" de que é uma mulher com qualquer coisa dentro da cabeça, aquilo a que em anatomia se denomina por cérebro. O Rui Tavares, coitado, sofreu o seu grande terramoto, isto é, foi dado como eleito e, depois, na linha de meta foi ultrapassado pelo Partido dos cães, gatos, periquitos, canários, peixes de aquário e não só... talvez, a eleição de um deputado pelo PAN tenha o "dedo" de São Francisco de Assis já que ontem era o seu dia no calendário litúrgico. Na CDU, também respondendo por PCP, ganharam as eleições, é verdade amigos, eles ganharam as eleições, aliás, ganham sempre nem mesmo tendo levado uma "vela" do BE, o PCP, perdão, CDU ganhou as eleições, enfim, algo que assisto desde que entendo como gente, isto é, desde o final dos anos 70 do século passado. O Costa perdeu em toda a linha, mas não se demite...