A Cunha, o Arranjinho e o Amiguismo...


E na hora do café dá para isto ...(ler o jornal)


"(...) é crucial que todos tenhamos consciência — a começar pelo ministro das Finanças — de que o país necessita de estabelecer rapidamente um ring-fencing absoluto entre a política e o futebol.

A razão é óbvia: existe uma altíssima probabilidade de os negócios da bola envolverem dinheiro sujo e operações ilegais.


Qualquer pessoa que acompanhe o futebol português com um módico de atenção sabe que nem Luís Filipe Vieira, nem Bruno de Carvalho, nem Pinto de Costa são personagens recomendáveis. As instituições a que presidem merecem todo o respeito institucional, mas as suspeitas que recaem, ou recaíram, sobre eles deveriam obrigar todos os políticos eleitos a manterem-se à distância.

(...) Luís Filipe Vieira recebe zero euros de ordenado do Benfica, cargo que ocupa há 14 anos. A sua justificação: “O lugar de presidente do Benfica não é um cargo, mas sim uma missão que deve ser desempenhada em regime de voluntariado.” Explicação linda — mas que não convence nem a águia Vitória. Um empresário só pode estar há década e meia a trabalhar de manhã à noite por zero euros se as vantagens indirectas forem milionárias: influência, poder, crédito, ou, para citar Subir Lall, “relações”. Toda a gente sabe isto. Toda a gente vê isto.

Já é hora de deixar de acreditar no Pai Natal, acabar de uma vez por todos com a conversa do populismo, e enfrentar a triste realidade: a cunha, o arranjinho e o amiguismo são a regra em Portugal. Não são a excepção."

JM Tavares, in "Público"

Eu sublinho "a cunha, o arranjinho e o amiguismo são a regra em Portugal. Não são a excepção.", infelizmente, cada vez mais assim é.

Comentários

  1. Um mundo de encantamento reina por aqui!...
    AbraçO

    ResponderEliminar
  2. Interessante texto!

    Beijo e um dia muito feliz.

    ResponderEliminar
  3. Os presidentes dos clubes, que são SAD, não são remunerados??
    Apetece-me citar o Cunhal - "olhe que não, olhe que não."
    Aquele abraço, bfds para si e as mais que tudo.

    ResponderEliminar
  4. Vim conhecer o seu espaço.Noite de paz e abraço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Dixit...

Mensagens populares deste blogue

Boas Festas...