Eis o novo Presidente de Itália...


Tímido, pacato, senhor de um grande sentido institucional, Sergio Mattarella toma posse esta manhã como Presidente de Itália. É viúvo, católico, tem 73 anos, e despertou para a política aos 39, quando a Mafia assassinou o seu irmão mais velho à saída da igreja no dia de Reis de 1980.

Palermo, capital da Sicília, 6 de janeiro de 1980. Piersanti Mattarella, Governador da ilha, vinha da missa quando foi assassinado pela Mafia. Morreu nos braços do irmão mais novo a caminho do hospital. A imagem do crime correu mundo e deixou os italianos em estado de choque, apesar de a Itália estar a viver os chamados 'anos de chumbo' no combate ao crime organizado. Sobre essa época, quem não se lembra da série televisiva "O Polvo" e da personagem do juiz Corrado Cattani que tão bem ilustrava o combate ao poder da Mafia na Sicília e não só?

Até esse dia de Reis que foi fatal para a família Piersanti, Sérgio, seis anos mais novo do que Piersanti, era um pacato e pouco comunicativo juiz que gostava de estudar e dava aulas na Universidade de Palermo. O assassinato do irmão, um democrata cristão que tinha sido eleito presidente da região da Sicília em 1978, fê-lo ter um segundo rumo na vida, um novo fôlego, despertando para a política e para a urgência de fazer cumprir a lei e a Constituição do país.

Até ontem andava num Fiat Panda...

Eis o novo Presidente de Itália.

Comentários

  1. Tem tudo para ser um bom presidente sendo, ao que parece, um bom homem.
    Assim o povo o aceite.

    Aquele abraço, Ricardo.

    ResponderEliminar
  2. Os europeus parece estarem mesmo fartos de carreiristas da política, de figuras cinzentonas e plásticas, Ricardo.
    Acredito que seja um bom sintoma e uma boa decisão.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Dixit...

Mensagens populares deste blogue

Boas Festas...