Sobre a Moody´s e outras agências de rating...

Desde o final de 2008, quando eclodiu a crise financeira e se verificou que muitos dos bancos que estavam à beira da bancarrota tinham classificações triplo A (três A, a classificação mais alta atribuída por essas companhias).

Prémio:

Na Moody"s, presidente e administradores tiveram direito, em 2010, a remunerações que, nalguns casos, são 69 por cento superiores às do ano anterior.

Raymond McDaniel, o presidente da Moody"s, recebeu no ano passado 10 milhões de dólares em salários e prémios de desempenho. 


A investigação realizada pelo Congresso norte-americano sobre as responsabilidades das agências de rating na eclosão da crise financeira aberta pela falência do Lehman Brothers.

"Concluímos que as falhas das agências de notação foram engrenagens fundamentais na máquina de destruição financeira. As três agências (Moody"s, Standard & Poors e Fitch) foram ferramentas-chave do caos financeiro. Os produtos relacionados com hipotecas [subprime] não se teriam comercializado e vendido sem o seu selo de aprovação. Os investidores confiaram nele, muitas vezes cegamente...", afirma-se no relatório da comissão do Congresso.

Conclusões:

Os legisladores norte-americanos que conduziram a investigação afirmam que, em 2006, a Moody"s passou a ser uma fábrica de triple A, mas os resultados foram catastróficos: 83 por cento dos produtos que receberam essa notação acabaram como lixo.

Agora tirem as vossas conclusões sobre estes artistas!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

E o Nobel da Literatura vai para...

Deus cria a mãe