Adultos vs Crianças...

«Uma das grandes diferenças entre os adultos e as crianças é que as crianças fazem perguntas e os adultos não. Os adultos não sabem fazer perguntas. Não quer isto dizer que não tenhamos dúvidas: até temos mais que as crianças. Isto quer apenas dizer que já não nos chateamos com o assunto. Vivemos muitíssimo bem na nossa infinita ignorância e não temos paciência absolutamente nenhuma para levantar dúvidas sobre coisas mais elaboradas. As coisas são como são e se por azar tivermos uma dúvida que precisa mesmo de uma resposta urgente vamos ao Google e pronto. Agora perguntar é que não. Perguntar a quem? E se a dúvida for estúpida? Além do mais, o que ganhamos concretamente, tipo em dinheiro, com as respostas? Nada. Por isso, mais vale estarmos quietinhos, sem grandes ginásticas intelectuais e com todo o cuidado para não atafulharmos o nosso cansado cérebro com informações inúteis.

Por isso, e só por isso, é que os génios, que passam a sua existência com dúvidas e a desvendar os grandes mistérios do universo, são normalmente muito infantis: têm invariavelmente um sentido de humor muito bizarro e gostam mais de fazer coisas estranhas, como construções (impossíveis) ou jogos de matemática (impossíveis) do que de beber cervejas ou ver telenovelas. Génio que é génio brinca, não se diverte seriamente como os adultos. Esta é a regra. Já nós, as pessoas normais, ao contrário das crianças e dos génios, não questionamos nada nem ninguém – não temos dúvidas nem queremos ter. Se tivéssemos éramos cientistas e estávamos sempre despenteados.»


Inês Teotónio Pedreira, in "I"

Comentários

  1. Ricardo,
    Como já tinha comentado consigo, 5 estrelas!!!
    Se a gente deixasse livre a criança que há em nós mais vezes, este Mundo seria mesmo muito diferente.
    Aquele abraço!

    ResponderEliminar
  2. Por uma vez comento um escrito de Inês.
    O conteúdo e a forma a isso me obriga.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Ainda na senda do post das críticas... Parece que ficamos com medo de perguntar por causa daquilo que os outros vão pensar de nós por não sabermos... O que é uma estupidez, é preferível passar pelo risco de parecer ignorante ou ficar burro para sempre? Eu prefiro assumir a ignorância, até porque ignorante não é o que não sabe mas aquele que não quer saber.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Dixit...

Mensagens populares deste blogue

E o Nobel da Literatura vai para...

Deus cria a mãe