Ciúmes...

Não há sentimento mais sincero do que este. Mais grandioso e nobre. Os ciúmes são um sentimento bom em forma de defeito.  É gostar bem de mais e gostar demais. Sem cerimónia, preconceito ou edição. É gostar em bruto e não tentar sequer disfarçar. É gostar tanto, tanto que o gostar transborda e inunda a parte do nosso cérebro que comanda os maus sentimentos, como a inveja, a obsessão e outros irritantemente autodestrutivos.
O ciúme é uma coisa híbrida e avassaladora que nos incomoda e nos entristece. É quase o contrário de amar, sendo amar em demasia. Mas é bom porque é por uma boa causa: é sempre por causa de nós ou por causa de alguém que amamos.
Ser motivo de ciúme de alguém é por tudo isto a melhor coisa do mundo, é o maior elogio que se pode ter. Na verdade é a maior prova de amor que alguém pode dar ou ter.  
Por isso é que eu não me importo nem um bocadinho quando os meus filhos quase que se matam uns aos outros por um lugar no sofá ao pé de mim. Imaginem: por causa de uma porcaria de um lugar no sofá; eles lutam para estarem dez minutos da vida deles enroscados no meu braço. E eu não fiz nada por isso. Eles amuam, choram mesmo, se eu brinco mais com um do que com outro, se eu dediquei mais dez segundos a fazer cócegas a um do que a outro, se eu sorri uma ou duas vezes (porque eles contam cada sorriso). Ou seja, se eu não estou em exclusividade para cada um deles, eles lutam. Para cada um dos meus filhos eu sou mãe de filhos únicos, sou fiel apenas a um, tenho quantos filhos tiver. E numa relação de exclusividade não se admitem infidelidades. No fundo eu devo ser mãe de um filho só, ou sou uma mãe do tipo galdéria.
Os meus filhos são tipo filhos mosqueteiro, lutam por honra: eles lutam por aquilo que mais gostam: por mim. Haverá  guerra mais nobre do que esta?

Inês Teotónio Pereira
in "I"

Como eu entendo esta crónica, padecemos do mesmo "mal" em minha casa, para as nossas três filhas temos que ser exclusivos e atender às suas "solicitações de amor" sempre que querem e nem sempre pode ser, a menos que ...deixa cá ver, dava-me jeito mais um braço para poder dar colo a todas ao mesmo tempo!

Comentários

  1. Essa luta é realmente digna de ser travada e vivida!
    Obrigada pela visita Ricardo e nunca desistas dos teus sonhos!

    ResponderEliminar
  2. Não sei até que ponto esses ciúmes deixam de ser saudáveis! Não estou totalmente de acordo.

    ResponderEliminar
  3. Esqueci acrescentar: sinto que a autora dessa crónica talvez esteja um pouco carente!

    ResponderEliminar
  4. Paula,

    obrigado pela sua visita e esta é, de facto, uma luta.

    Beijinho e volte sempre!

    ResponderEliminar
  5. Catarina,

    não sei se estará carente, na verdadeira acessão da palavra, mas esta é - posso afirmá-lo com conhecimento de causa - uma luta que, também eu, diariamente me debato com as minhas filhas.

    Os ciúmes, como tudo na vida, quando são em demasia são maus, mas prefiro ciúme q.b. á indiferença.

    Beijnho

    ResponderEliminar
  6. Também com três filhas, subscrevo a cena... hoje já são mulheres mas seus olhares ainda me procuram o colo...

    Acho tão bonita essa afeição.

    ResponderEliminar
  7. Rogério,

    estes ciúmes até gosto!

    Abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Dixit...

Mensagens populares deste blogue

Boas Festas...