Incongruências...

No decorrer de uma visita ao arquipélago para participar numa reunião do Partido Popular Europeu, o presidente da Comissão Europeia lembrava então que antes de Portugal aderir à Comunidade Económica Europeia, a Madeira “era uma das regiões mais atrasadas e mais pobres” da Europa. Disse depois que, naquele dia 13 de Outubro de 2010, o arquipélago estava "claramente acima da média". 


Barroso relacionou o sucesso da Madeira com os investimentos da própria região autónoma, de Portugal e dos fundos estruturais da União Europeia, estratégias de gestão agora criticadas por Angela Merkel. 



Durão Barroso elogiou ainda a “excelente taxa de execução dos fundos europeus” que a região autónoma registava, considerando estar-se perante “um bom exemplo” do que pode fazer a União Europeia em termos de coesão económica, social e territorial. 



A avaliação foi corroborada pelos relatórios anuais preparados pelo executivo comunitário sobre a utilização dos fundos europeus e confirmada por números, como, por exemplo, o PIB per capita da região, que não parou de aumentar desde a adesão do país à União. 

Naquela ocasião, Durão destacou ainda o papel de Alberto João Jardim, a quem se referiu como “o líder democrático há mais tempo no poder em toda a Europa” e que “conseguiu dar uma utilização muito eficiente aos fundos” comunitários. 

in Rádio Renascença

Goste-se ou não da figura, aprecie-se ou não o estilo, há factos que provam que Alberto João Jardim usou os fundos comunitários para modernizar toda uma Região portuguesa, transformando-a como se da noite brilhasse o mais dourado Sol.

Com efeito, desde os meus tempos de infância em que, por exemplo, viajar e aterrar no Aeroporto da Madeira era uma aventura para homens de "barba rija" dada a sua dimensão exígua, ou que mais de metade do Arquipélago na tinha água potável ou electricidade - algo que hoje em dia, está na ordem dos 98,5% - ou ainda que para as pessoas se deslocarem do Norte para o Sul da Ilha da Madeira para terem consulta médica no Funchal tinham que vir para a "cidade" no dia anterior e ai pernoitarem. 

Amigos, estas situações são (eram) reais antes de AJJ ter aproveitado os Fundos Comunitários para melhorar a rede viária - rede viária europeia que tem orçamentado a nível comunitário no quadro de apoio 2014-2020 qualquer coisa como 200.000 milhões de euros - e assim levar à mobilidade da força de trabalho, entre muitas, muitas outras coisas.

Conselho que dou àquela senhora alemã que  nunca brincou com bonecas:
Por favor, antes de falar documente-se, porra!!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Boas Festas...