Regresso às aulas...


Hoje, iniciou-se uma nova etapa na vida da minha filha do meio, começou a frequentar o 1º ano, cheia da ansiedade natural de que vai experimentar algo pela 1ª vez.

Chegamos à escola, eu e as minhas filhas mais velhas, algum tempo antes de dar o "toque" de entrada, a "veterana" Catarina, que já vai frequentar o 3º ano (meu Deus, o tempo voa), dirigiu-se para fila correspondente à sua sala, dei-lhe um beijo e desejei boa sorte, a Clarinha, a nossa "caloira", ficou comigo na fila correspondente ao 1º ano e lá nos dirigimos para aquela que será a sua sala.

Olho para as minhas filhas e vejo-as a crescer a um velocidade estonteante, e fico com o meu coração apertado, em silêncio com os meus sentimentos, sou um Pai -Coruja, sou capaz de ser, mas quem não o é?

Sou exigente com as minhas filhas, como sou comigo, e como sou em tudo o que faço, mas no meio dessas exigências há muito amor e a noção de que apenas estou a prepará-las melhor para a vida!

Os meus pais sempre foram muito exigentes comigo, sempre me colocaram limites ao devaneio, natural, que temos na nossa fase de crescimento e, embora não gostasse na altura, penso que foi positivo para mim. Sou um tipo que ri, chora, brinca, sociável, e que quando trabalha ...não brinca, não anda às voltas para tentar ganhar, a meu ver perder, tempo.

Eu quero, aqui e agora, desejar a todos  aqueles que agora regressam às aulas ou as vão iniciar BOM ESTUDO, APRENDAM O MELHOR QUE PODEREM, TENTEM SER OS MELHORES, MAS TENHAM LIMITES (ÉTICOS) PARA ATINGIREM OS VOSSOS FINS.

A TODOS BOM REGRESSO ÀS AULAS!!!

Comentários

  1. Deliciei-me a ler este teu sentido texto, Ricardo! Nada que eu não imaginasse que assim fosse, pois sei do grande amor que sentes pelas tuas meninas e do maravilhoso pai que és.

    A permissão excessiva por parte de muitos pais, actualmente, é responsável pelos caprichos birrentos de muitas crianças insuportáveis.

    Educação com amor e firmeza, foi aquilo que recebeste e sabes fazer agora, como ninguém.

    Desejo um bom ano escolar para a Catarina e para a caloira Clarinha.
    A pequenita deve estar ansiosa, não?

    Um bom ano também para vós, Papás!

    Beijinho

    Janita

    ResponderEliminar
  2. Caro confrade Ricardo!
    Aqui entre nós o ano letivo tem início no mês de fevereiro.
    Você demonstra ser um pai amoroso, zeloso e muito preocupado com o bem estar das suas filhas!!
    Sua filha começa a vida escolar de forma privilegiada, porque vive num ambiente onde as competências leitora e escritora fazem parte do cotidiano familiar!!!! Com certeza em poucos dias estará adaptada a rotina escolar e sôfrega a aprender a aprender cada vez mais!!! Desejo que ela tenha ótimos regentes, que cumpram com esmero suas funções precípuas, que é mediar e facilitar o adentramento dos pequeninos no fascinante e interminável mundo do conhecimento!!!
    Caloroso abraço! Saudações pedagógicas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  3. Caro, Professor!

    Obrigado pela sua força!

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  4. Ricardo,
    As minhas filhas começaram as aulas no dia 30 de Agosto.
    Andam ambas numa escola de base inglesa e começam as aulas mais cedo que as outras escolas.
    Disciplina, rigor, nunca me pareceram problemas.
    Eu, que até andei 5 anos num colégio de Jesuítas.
    Falta de disciplina, de regras, isso sim é que me mete aflição.
    Ser pai-coruja/galinha não é defeito, meu caro.
    É normal.
    O contrário é que é estranho, não?
    Um abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Dixit...

Mensagens populares deste blogue

Boas Festas...